Por que trabalhar a temática Punk?
Como trabalhar o conteúdo?
Como utilizar a fonte?
Essas são algumas das questões que serão respondidas aqui.
BATE PAPO COM O PROFESSOR:
Hoje, nós professores, vivemos em um mundo instantâneo, não me refiro somente às mudanças tecnológicas, mas também, à própria vida do docente; muitas aulas durante a semana nos impossibilitam de pesquisar temas interessantes que proporcionem uma boa aula aos alunos e nos rendemos ao nosso velho companheiro o Livro Didático mesmo sabendo de suas limitações. Não crítico tal fato, pois, a realidade brasileira é essa, enquanto não houver um incentivo maior à educação (a mais capaz de promover mudanças benéficas na sociedade) com melhores salários aos professores, investimentos na escola que possibilitem condições objetivas de ensino-aprendizagem, nos encontraremos na mesma situação.
Mesmo com todas essas limitações, vamos nos esforçar em romper, se não totalmente, um pouco dessas barreiras na educação. Esse Blog é um exemplo desse esforço.
POR QUE TRABALHAR COM UM BLOG COMO MATERIAL DIDÁTICO?
Na verdade, um blog pode ser muito mais amplo e não apenas um material didático. Mas o que nos interessa no momento é apresentá-lo como MD.
O interessante é a disponibilidade de arquivar vídeos, imagens e textos, articulando uns aos outros. Os alunos sempre terão disponível o material, na escola o professor pode levá-los à sala de informática, promovendo assim a mudança do ambiente comum que é a sala de aula tradicional, para um ambiente mais interativo, além disso, em casa ou em uma Lan House, acessando o blog o aluno pode tirar dúvidas que eventualmente ficaram, ou até mesmo fazer atividades propostas pelo professor. O blog pode ser alterado e disponibilizado para os alunos em geral ou, o professor como o responsável pelo blog pode sugerir que os alunos expressem suas opiniões ou realizem as atividades no campo de comentários.
Há inúmeras possibilidades de se trabalhar com o blog (produção de textos, análise de vídeos e imagens, interação com um público diferenciado não apenas professores e alunos que podem deixar sugestões, etc...). O que é extremamente atrativo para o professor é o fato desse material se enriquecer com tais sugestões e novos textos e/ou fontes e, estar disponível à ele no próximo ano, ou para outras turmas. O material didático (blog), com atualizações obviamente, poderá ser utilizado por tempo indeterminado e estará sempre pronto e acessível ao professor.
POR QUE E PARA QUE ESTUDAR O MOVIMENTO PUNK?
É muito comum conter nos livros didáticos, principalmente de Ensino Médio, o assunto CONTRACULTURA, o que não é comum, entretanto, é incluir o Movimento Punk nessa temática, restringe-se geralmente ao Tropicalismo e MPB, Movimento Hippie, Movimento Hip Hop e Movimento Negro. Mas, por que não estudar o Punk? Qual o objetivo de se apagar esse Movimento? Ou melhor, existe esse objetivo de apagamento ou seria apenas uma negligência dos autores dos Livros Didáticos e/ou educadores? Não posso responder sem erros tais questões, mas posso levantar algumas hipóteses. Talvez o Punk ainda seja visto com receio pelos próprios educadores e sociedade em geral, talvez o aspecto violento se sobressaia ao cultural, social e político, ou então, disponibilizando informações sobre o movimento poderíamos instigar o caráter de revolta adolescente (será?), ou ainda, a questão já levantada acima, a falta de tempo impossibilita pesquisas mais aprofundadas e a produção didática fica restrita ao livro, enfim, talvez o Punk não tenha sido tão importante para a maioria da população, então para que estudá-lo hoje?
O Movimento Punk teve sim uma grande importância a nível mundial, além de ser uma matéria interessante e de possibilitar diversas formas de abordagem. O Punk criticou a estagnação econômica e cultural, possibilitou aos jovens pensar sobre a situação em que viviam.
Hoje vivemos numa sociedade onde a maioria da população é conformada e submissa, é interessante falar sobre o Punk, pois, mesmo constituído de jovens vindos das camadas mais baixas da sociedade eles possuíam um senso crítico aguçado e buscavam seus direitos, o objetivo não é revolucionar, mas ao menos mostrar e incitar os alunos à participarem diretamente da vida de seu país, estimulando a capacidade crítica e desenvolvendo cidadãos conscientes.
COMO TRABALHAR O CONTEÚDO?
Minha proposta consiste em trabalhar, primeiramente, o texto explicativo "Uma breve História do Punk", articulando-o com os videos postados para um melhor entendimento, em seguida, proporcionar discussões que nos permitam expressar opiniões e desconstruí-las se necessário, com o objetivo de excluir pré-conceitos.
VÍDEO 1: "A visão de alguns punks brasileiros sobre o Movimento"
Nesse vídeo devemos trabalhar o conceito de Punk e de Revolução e, analisar como as pessoas que participaram do Movimento ou que estiveram bem próximas dele o consideram, assinalando tanto as concordâncias quanto as divergências desses relatos.
Com isso, você professor pode instigar no aluno como ele vê o punk.
VÍDEO 2: "Influências do cenário norte-americano para o nascimento do punk no Brasil"
Nesse vídeo encontramos as condições propícias ao nascimento do Punk com as bandas norte-americanas, nesse sentido, o professor pode posteriormente trabalhar a questão do imperialismo estadudinense trazendo o tema para a perspectiva atual do aluno. Outra forma de desenvolver esse vídeo é indagar se os alunos já ouviram algumas dessas bandas (que são relativamente conhecidas) e até mesmo propor atividades com letras de músicas ou uma pesquisa/entrevista com seus pais sobre esse assunto.
VÍDEO 3: "As primeiras bandas Punk's Brasileiras"
Para se trabalhar esse vídeo, podemos enfatizar a necessidade que os jovens possuíam de falar sobre a realidade local. Como o modelo de Punk que chegou ao Brasil tinha a característica contestadora; os SEX PISTOLS criticavam a monarquia inglesa, a rainha a classe dominante, aqui não foi diferente, os jovens ouvindo essas músicas começaram a criar as primeiras bandas e falar sobre a realidade brasileira, sobre aquilo que os deixavam revoltados, os problemas sociais, contudo, também é importante lembrar que haviam letras sobre o cotidiano, a vida amorosa, etc.
VÍDEO 4: "Punk contra MPB?"
Esse vídeo fala brevemente da visão que os punks possuíam sobre a MPB e pode ser trabalhado com o texto "A juventude antes do punk", para que o aluno entenda que os jovens já vinham se posicionando criticamente ante o sistema, nesse caso, também pela música.
VÍDEO 5: "Punk's X Punk's!!! As tretas..."
Nesse vídeo encontramos um dos maiores problemas entre os punk's brasileiros, AS GANGUES. É importante atentar que devido a essa divisão, o Movimento foi muito prejudicado. As maiores divergências ocorreram entre os punks de São Paulo e da região do ABC, explicitar as divergências entre esses localidades pode ajudar o aluno a entender melhor as brigas. A imprensa aproveitou essas situações de brigas entre as gangues e a falta de harmonia entre os punks para passar uma imagem distorcida do Movimento.
VÍDEO 6: "O Começo do Fim do Mundo (27 e 28 de Novembro de 1982)"
O vídeo retrata o primeiro festival punk brasileiro no SESC da Pompéia (SP), assim como, a tentativa de unir os punks do ABC e de São Paulo. Esse evento pode ser considerado um dos maiores festivais punks, o que situou a cena punk brasileira internacionalmente. Houve exposição de materiais de várias regiões do Brasil. Entretanto, a tentativa de união fracassou, as brigas continuaram e a polícia interrompeu a diversão.
VÍDEO 7: "Mídia do Mal..."
O vídeo fala sobre o que aconteceu depois do festival, uma reportagem sensacionalista (da Rede Globo) que, como o Movimento já não possuía uma unidade, fez com que o Punk perdesse definitivamente sua força. A maioria de seus integrantes foram demitidos de seus empregos, e passaram a ser vistos como bandidos pela sociedade.
O Punk ficou insustentável.
VÍDEO 8: "O Legado..."
Nesse vídeo temos as influências deixadas pelo punk no cenário da música brasileira. Mas o Punk, deixou muitas outras influências, como as roupas, a cultura do "Do it yourself" (Faça você mesmo), a conviver com as diferenças e a revolução do Rock'n'Roll.
ANALISANDO A FONTE
Botinada: a origem do punk no Brasil é um documentário que narra a história do início do movimento punk no Brasil (1976-1984) e o paradeiro de seus protagonistas. O documentário foi produzido por Gastão Moreira e lançado em 2006. Foram 4 anos de pesquisa, 70 pessoas entrevistadas, milhares de horas nas ilhas de edição, 200 horas de vídeo e muitas imagens raras e inéditas compiladas pela primeira vez.
O documentário teve como base os documentários Punks, Garoto do Subúrbio e Rota ABC, e conta com imagens raras, além de entrevistas com punks de todo Brasil, jornalistas, cineastas, bandas e simpatizantes do movimento punk.
Depois de ler essa entrevista, vemos que o produtor teve interesse pelo punk, porque, foi uma fase, a qual viveu e presenciou. Nesse sentido, estamos vendo o Punk na perspectiva dele mesmo, é importante deixar isso claro para o aluno, inevitavelmente há uma posição ideológica no documentário, mas, é preciso também reconhecer o valor dessa pesquisa que foi elogiada por vários críticos do assunto.
PROPOSTAS DE ATIVIDADES EM SALA DE AULA E TRABALHOS
• Criação de uma música que fale sobre os problemas sociais atuais;
• Entrevistas com pessoas que fizeram parte do Movimento Punk;
• Pesquisar letras de Bandas Punks internacionais (com tradução) e letras de Bandas Punks brasileiras apontando divergências e semelhanças;
• Resenha dos vídeos;
• Comparar a música punk com a música da Tropicália ou MPB;
• Elaborar um texto ressaltando aspectos culturais/sociais/políticos do Movimento Punk;
• Trabalhar com o lema “Do it yourself” (Faça você mesmo) e produzir materiais como Fanzines (cartilha com informações, fotos de bandas ou textos sobre o punk) e buttons.
VÍDEO 4: "Punk contra MPB?"
Esse vídeo fala brevemente da visão que os punks possuíam sobre a MPB e pode ser trabalhado com o texto "A juventude antes do punk", para que o aluno entenda que os jovens já vinham se posicionando criticamente ante o sistema, nesse caso, também pela música.
VÍDEO 5: "Punk's X Punk's!!! As tretas..."
Nesse vídeo encontramos um dos maiores problemas entre os punk's brasileiros, AS GANGUES. É importante atentar que devido a essa divisão, o Movimento foi muito prejudicado. As maiores divergências ocorreram entre os punks de São Paulo e da região do ABC, explicitar as divergências entre esses localidades pode ajudar o aluno a entender melhor as brigas. A imprensa aproveitou essas situações de brigas entre as gangues e a falta de harmonia entre os punks para passar uma imagem distorcida do Movimento.
VÍDEO 6: "O Começo do Fim do Mundo (27 e 28 de Novembro de 1982)"
O vídeo retrata o primeiro festival punk brasileiro no SESC da Pompéia (SP), assim como, a tentativa de unir os punks do ABC e de São Paulo. Esse evento pode ser considerado um dos maiores festivais punks, o que situou a cena punk brasileira internacionalmente. Houve exposição de materiais de várias regiões do Brasil. Entretanto, a tentativa de união fracassou, as brigas continuaram e a polícia interrompeu a diversão.
VÍDEO 7: "Mídia do Mal..."
O vídeo fala sobre o que aconteceu depois do festival, uma reportagem sensacionalista (da Rede Globo) que, como o Movimento já não possuía uma unidade, fez com que o Punk perdesse definitivamente sua força. A maioria de seus integrantes foram demitidos de seus empregos, e passaram a ser vistos como bandidos pela sociedade.
O Punk ficou insustentável.
VÍDEO 8: "O Legado..."
Nesse vídeo temos as influências deixadas pelo punk no cenário da música brasileira. Mas o Punk, deixou muitas outras influências, como as roupas, a cultura do "Do it yourself" (Faça você mesmo), a conviver com as diferenças e a revolução do Rock'n'Roll.
ANALISANDO A FONTE
Botinada: a origem do punk no Brasil é um documentário que narra a história do início do movimento punk no Brasil (1976-1984) e o paradeiro de seus protagonistas. O documentário foi produzido por Gastão Moreira e lançado em 2006. Foram 4 anos de pesquisa, 70 pessoas entrevistadas, milhares de horas nas ilhas de edição, 200 horas de vídeo e muitas imagens raras e inéditas compiladas pela primeira vez.
O documentário teve como base os documentários Punks, Garoto do Subúrbio e Rota ABC, e conta com imagens raras, além de entrevistas com punks de todo Brasil, jornalistas, cineastas, bandas e simpatizantes do movimento punk.
Depois de ler essa entrevista, vemos que o produtor teve interesse pelo punk, porque, foi uma fase, a qual viveu e presenciou. Nesse sentido, estamos vendo o Punk na perspectiva dele mesmo, é importante deixar isso claro para o aluno, inevitavelmente há uma posição ideológica no documentário, mas, é preciso também reconhecer o valor dessa pesquisa que foi elogiada por vários críticos do assunto.
PROPOSTAS DE ATIVIDADES EM SALA DE AULA E TRABALHOS
• Criação de uma música que fale sobre os problemas sociais atuais;
• Entrevistas com pessoas que fizeram parte do Movimento Punk;
• Pesquisar letras de Bandas Punks internacionais (com tradução) e letras de Bandas Punks brasileiras apontando divergências e semelhanças;
• Resenha dos vídeos;
• Comparar a música punk com a música da Tropicália ou MPB;
• Elaborar um texto ressaltando aspectos culturais/sociais/políticos do Movimento Punk;
• Trabalhar com o lema “Do it yourself” (Faça você mesmo) e produzir materiais como Fanzines (cartilha com informações, fotos de bandas ou textos sobre o punk) e buttons.
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