SUGESTÃO DE ATIVIDADE:

(clique na imagem para ampliar)
ESSA IMAGEM FOI RETIRA DO FANZINE* "WC ZINE" DE SÃO PAULO, QUE IRONIZA OS "FALSOS PUNKS"




Antonio Bivar, além do livro “O que é punk” produziu uma série de artigos. Um deles deixa claro as diferenças existentes no interior do próprio movimento:

Olhando mais de perto, o observador perceberá que entre os punks existem vários arquétipos, entre eles, os garanhões. São conquistadores, briguentos. Para estes, a vida sem treta [...] não tem graça (...). No movimento encontram-se também os vândalos, de mentalidade troglodita, destroem sem motivo, pelo simples prazer de destruir (...). Representam um pequeno número, mas, pelos danos que causam, chegam muitas vezes a comprometer seriamente o movimento e até mesmo a confundir as pessoas, levando-as a pensar que todos punks são vândalos (...). Felizmente a ala dos punks mais conscientes, estes são mais politizados, consideram-se socialistas e crêem que com o uso da inteligência e da razão, no final conseguirão ajustar as contas com os desonestos e derrubar o sistema. Entre os conscientes, quase todos consideram os vândalos falsos punks. Mas estes talvez não sejam falsos. Todos, a seu modo, fazem parte de um mesmo movimento. Assim como nas melhores famílias encontram-se as ovelhas negras, aqui os punks não fogem à regra.



ATIVIDADE:

ATRAVÉS DE UMA COMPARAÇÃO ENTRE O FANZINE E O ARTIGO PRODUZIDO POR ANTÔNIO BIVAR, ELABORE UM TEXTO QUE ENFATIZE A RELAÇÃO DAS DUAS FONTES, RESSALTANDO ASPECTOS EM COMUM E ARTICULANDO ESSAS QUESTÕES COM A HISTÓRIA DO MOVIMENTO PUNK.





____________________________________________________________
* “Fanzine é a junção das palavras fan (de fã, em português) com magazine (revista, em inglês). Fanzine: uma revista do fã, feita pelo fã e para o fã”. In: BIVAR, 1982. p. 51. O fanzine era um dos meios de comunicação dos punks.

Um comentário:

  1. Jessica, eu sei quem fez este desenho, fiz parte do underground nos 80, sequiser entre em contato atravez desse e-mail.
    talex2000@zipmail.com.br

    ResponderExcluir